Melanoses solares

Manchas pequenas, castanhas e arredondadas que surgem cada vez mais com o passar do tempo? Podem ser melanoses solares!

Causas:
As melanoses solares surgem em decorrência da ação cumulativa da radiação solar sobre a pele, ao longo de muitos anos.
Por isso, se tornam muito mais frequentes a medida que envelhecemos, e a proteção solar desde criança é fundamental na prevenção de seu surgimento com o passar do tempo.

Características:
As melanoses solares são lesões benignas que se apresentam clinicamente como máculas (manchas) castanhas na pele, pequenas e arredondadas, que costumam surgir a partir dos 30 anos, principalmente nas áreas expostas do corpo, como mãos, braços, pernas, colo e rosto. Geralmente são múltiplas, porém, no início do quadro pode estar presente apenas 1 lesão.
É uma patologia benigna, sem potencial de malignidade, entretanto, é sempre importante uma avaliação médica para diferenciar de outros possíveis diagnósticos.
Além disso, a presença de melanoses solares evidencia que houve exposição solar importante, fator de risco para o surgimento de outras lesões com potencial de malignidade, por isso um acompanhamento dermatológico anual é fundamental.

Tratamento:
Seu tratamento pode ser realizado com produtos tópicos à base de substâncias queratolíticas para acelerar a renovação celular, como o ácido retinóico, e à base de susbtâncias clareadoras para uniformizar o tom da pele, como o ácido mandélico e o ácido lático.
Em consultório, associado ao tratamento domiciliar, estão recomendadas sessões de cauterização química das lesões, com ácido tricloroacético, sessões de luz intensa pulsada e peelings para acelerar o clareamento das lesões, com excelentes resultados.
A proteção solar é imprescindível sempre e especialmente durante o tratamento. Deve ser aplicado diariamente um filtro solar com FPS 30 ou mais, que deve ser reaplicado durante o dia nas áreas expostas ao sol a cada 4 horas.

Sempre consulte seu médico de confiança para uma avaliação adequada e melhor orientação quanto ao tratamento para o seu caso.

Dra. Luiza Archer
CRM 52.91136-4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *