Estrias

Por quê surgem as estrias e como podemos tratá-las?

Causas:
As estrias são causadas principalmente por um estiramento importante da pele, decorrente de um rápido crescimento, ganho de peso, gravidez, ganho de massa muscular, e etc…) associado à predisposição individual e genética. Outra causa menos comum, é o uso prolongado de corticóides, tanto em comprimidos quanto em cremes ou pomadas.

Características:
Geralmente surgem como lesões lineares paralelas, rosadas, com pouco relevo, que podem apresentar leve coceira. Em poucos meses, tornam-se esbranquiçadas, com a superfície mais fina e enrugada, conferindo um aspecto cicatricial às lesões.
As estrias acometem principalmente a região dos quadris, coxas, nádegas, abdome e antebraços, regiões mais propensas ao estiramento cutâneo.

Tratamento:
Os melhores resultados são obtidos com a associação do tratamento domiciliar e em consultório. O tratamento em casa é feito à base de produtos tópicos que aceleram a renovação cutânea, como tretinoína e ácido glicólico, associados sempre à hidratação intensa da pele e proteção solar da região que está sendo tratada.
O tratamento em consultório é realizado com sessões de peelings a cada 15-30 dias para estimular a renovação celular, sessões de microagulhamento a cada 30-45 dias para estímulo a produção de novo colágeno, e/ou sessões de laser fracionado a cada 30 dias.
A estratégia terapêutica depende sempre de cada caso. Quanto mais recentes forem as lesões, ainda na fase em que as estrias estiverem rosadas, melhor será o resultado.

Consulte sempre seu médico para uma avaliação adequada e orientação quanto ao tratamento ideal para o seu caso.

Dra. Luiza Archer
CRM 52.91136-4