Tratando as olheiras

Quase todo mundo já se incomodou algum dia com as suas olheiras… Então vamos conhecê-las melhor para podermos traá-las da melhor forma.

As olheiras surgem devido a alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região ao redor dos olhos. Apesar de muitas vezes serem hereditárias, alguns fatores podem agravar o problema, como o cansaço, noites mal dormidas, alergias, envelhecimento e excesso de sol.

Cada tipo de olheira apresenta suas características específicas e necessita de um tratamento direcionado. As olheiras vasculares apresentam uma coloração vermelho-arroxeada, e costumam piorar com o cansaço e o período menstrual. As olheiras por excesso de pigmentação, apresentam coloração castanho escuro, e são mais comuns nos descendentes de árabes e indianos.

As compressas geladas de chá de camomila podem ser úteis, especialmente nos casos de inchaço das pálpebras inferiores, que piora o aspecto das olheiras. Recomenda-se preparar o chá de camomila, deixar esfriar e colocá-lo no freezer. Quando estiver gelado, podem ser feitas as compressas por 10 a 15 minutos.

As substâncias em creme atuam descongestionando e reduzindo o inchaço ao redor dos olhos, ou clareando a pele da região ao redor dos olhos, dependendo do tipo de olheira. Porém, como as olheiras são formadas por componentes presentes nas camadas mais profundas da pele, os cremes geralmente têm ação limitada.

O preenchimento com ácido hialurônico, diminui a transparência da pele e estimula a formação de colágeno. Apresenta ótimos resultados em quem tem os olhos fundos, que causam uma sobra na pálpebra inferior, acentuando o aspecto das olheiras, porém não está indicado em quem tem bolsas palpebrais importantes.

As olheiras também podem ser tratadas a laser, com ótimos e duradouros resultados após algumas sessões.

Para quem apresenta bolsas proeminentes ao redor dos olhos, a melhor opção é a cirurgia plástica, técnica conhecida como blefaroplastia.

Trate direitinho das suas olheiras!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *