Proteção da pele em contato com frutas cítricas

Seguem mais algumas dicas em relação aos cuidados necessários com a pele quando exposta ao sol, nesse caso, especificamente após o contato frutas cítricas, princialmente limão, laranja e tangerina.

Essa combinação é perigosa porque as frutas cítricas contém substâncias que em contato com a pele exposta ao sol, podem causar queimaduras e manchas, quadro conhecido como fitofotodermatose. Para evitá-lo é preciso atenção e proteção. Sempre que possível, o ideal é evitar o contato da pele com frutas cítricas ao se expor ao sol.

Lave bem as mãos e os lábios quando se expor ao sol, mantenha isso em mente se estiver bebendo mate com limão, refrigerante com limão ou laranja, limonada, caipirinha, suco de laranja, sorvete de limão e etc…

Se vc for o cozinheiro ou o barman do grupo, precisa estar mais atento ainda, porque qualquer respingo da fruta no corpo, pode passar despercebido na hora da preparação da comida ou bebida, e com a exposição solar, provocar as queimaduras e manchas.

As lesões podem apresentar inicialmente ardência, vermelhidão e até formação de bolhas, dependendo da quantidade de substância que esteve em contato com a pele, e posteriormente, as lesões se apresentam como manchas escuras com formato correspondente ao da área de pele que esteve exposta às frutas cítricas sob o sol.

Aplique bastante bloqueador solar nas áreas expostas, principalmente caso já apresente manchas na pele, o clareamento é mais rápido quando as áreas afetadas estão protegidas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *